Você sabe pedir auxílio por incapacidade temporária no INSS? Veja a seguir o passo a passo.

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 Veja como pedir auxílio por incapacidade temporária pelo INSS- todos os passos e requisitos.

O auxílio por incapacidade temporária do INSS é um benefício destinado ao trabalhador que se encontra temporariamente incapaz de exercer suas atividades profissionais.

Hoje em dia, solicitar benefícios do INSS está mais fácil. O segurado pode realizar o pedido diretamente pelo site ou pelo aplicativo Meu INSS.

Entretanto, é importante ficar atento às regras e aos documentos que devem ser enviados ou apresentados durante a perícia médica.

É comum que as pessoas não conheçam seus direitos no INSS, ou não saibam como solicitar os benefícios.  Neste texto, vamos fornecer informações necessárias sobre o auxílio por incapacidade temporária, quem tem direito a ele, como fazer o pedido e quais documentos são necessários.

Auxílio por incapacidade temporária do INSS: o que é?

O auxílio por incapacidade temporária é uma licença concedida ao trabalhador que está afastado devido a doença ou acidente, independentemente de terem ocorrido dentro ou fora da empresa.

Atualmente, esse benefício é conhecido como auxílio por incapacidade temporária, pois há a expectativa de que o trabalhador retorne ao emprego.

Trata-se de um benefício previdenciário pago pelo INSS a trabalhadores que estão doentes ou acidentados e, por isso, impossibilitados de realizar suas funções.

Para obter esse auxílio, o trabalhador deve passar por uma perícia médica. Esse benefício é vantajoso tanto para o empregado quanto para a empresa, já que, ao não precisar arcar com o salário do funcionário afastado, a empresa pode até contratar alguém temporariamente para cobrir a licença.

Veja a seguir um vídeo sobre: Os 3 Principais Benefícios do INSS Em Caso de Acidente de Trabalho

  Entretanto, para ter direito a esse benefício, é necessário atender a alguns requisitos.

Quem pode solicitar o auxílio por incapacidade temporária do INSS?

Para solicitar o auxílio por incapacidade temporária, é necessário que o trabalhador comprove a incapacidade temporária e, além disso, deve atender a outras quatro condições, que são as seguintes:

1 – Incapacidade de trabalhar;

2 – Atestado e laudo médico;

3 – Qualidade de segurado (contribuir mensalmente ao INSS);

4 – Tempo de carência (12 meses).

Como pedir o auxílio por incapacidade temporária do INSS?

Atualmente, é possível solicitar o auxílio por incapacidade temporária pelo site ou aplicativo Meu INSS, além de pelo telefone 135. Nesses casos, é necessário agendar o atendimento ou enviar os documentos pela internet.

  Passo-a-passo para pedir o auxílio-doença:

  • Acesse gov.br/meuinss ou baixe o aplicativo para celular (Android ou iOS)
  • Clique em ‘Entrar com gov.br”, se tiver cadastro, digite o CPF e a senha; se não tiver, clique em “Crie sua conta”
  • Selecionar a opção “Agendar Perícia”
  • Clique em “Perícia Inicial”, depois em “Selecionar”;
  • Na pergunta “Você possui atestado médico”, selecione “SIM” e clique em “Continuar”;
  • Clique em “Perícia Inicial”, depois em “Selecionar”;
  • Na pergunta “Você possui atestado médico”, selecione “SIM” e clique em “Continuar”;
  • Preencha as informações solicitadas e clique em “Avançar”;
  • Na opção “Anexos”, clique no sinal + para inserir o documento e clique em “Anexar”;
  • Selecione o documento que você quer anexar (atestado médico, laudos, exames e outros);
  • Clique em “Abrir” e depois em “Enviar”;
  • Siga os passos e clique em “Gerar Comprovante”;
  • Salve em seu computador ou celular.

Dessa forma, o pedido de auxílio por incapacidade temporária será concluído. Agora, é necessário aguardar a resposta do INSS, que geralmente acontece em até 30 dias em alguns casos.

Documentação para pedir o auxílio por incapacidade temporária do INSS

Recomenda-se reunir todos os documentos relacionados à sua condição de saúde. É importante, por exemplo, incluir receituários, exames, prescrições de medicamentos e atestados anteriores ao evento que motivou o pedido.

  • RG e CPF
  • Carteira de trabalho
  • Laudos médicos e receituários
  • Comprovante de endereço
  • Comprovante do agendamento da perícia
  • CAT (Comunicação de Acidente de Trabalho), na hipótese de se tratar de acidente do trabalho ou doença ocupacional
  • Formulário de requerimento preenchido e assinado

Para concluir vale lembrar que não existe uma regra para que seu benefício seja aprovado, mas, se você seguir essas orientações, estará no caminho para receber seu auxílio por incapacidade temporária do INSS.

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