A importância do Direito do Trabalhador

Os direitos do trabalhador fazem parte de um processo contínuo de entendimento entre empregador e empregado, que passou por mudanças drásticas a cada salto tecnológico da humanidade. A história de lutas e pressão popular estão registradas na história e no Brasil, culminaram na Consolidação das Leis do Trabalho em 1943. Em vigor até hoje, a ela se seguiram inúmeras novas leis e normas abrangidas. Outro ponto importante é que em 2017 a lei sofreu uma reforma para sua atualização, o que foi chamado de Reforma Trabalhista (Lei 13467/17).
A legislação atual passa por mudanças e é um mecanismo em constante transformação, pois os interesses políticos e econômicos são mutáveis, de acordo com a época e a realidade econômica.
Para a consagração da qualidade do emprego, a sociedade passou por paralizações, protestos e revoluções. No decorrer da história, as condições de trabalho eram insalubres e afetavam a sociedade como um todo, incluindo também a exploração do tempo de trabalho, salários injustos, ausência de folgas, férias e assistência. Manifestações, truculências contra os trabalhadores e até mortes envolvem os direitos do trabalhador como conhecemos hoje.
Daí vem a necessidade de valorizar as leis do trabalho, pois elas previnem a exploração desenfreada do trabalhador.